4 PROJETOS
Educando Para a Vida
Geração 2030
Jovem Aprendiz
Parceiros do Bem
Educando para a Vida
O Projeto Educando para a Vida é desenvolvido no Parque Dom Bosco em parceria com o Município de Itajaí, através da Secretaria de Educação e busca oportunizar o acesso à educação, cultura, esporte e lazer através de atividades socioeducativas para crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos.
Através de grupos de contraturno escolar, crianças e adolescentes participam de atividades recreativas, lúdicas, culturais e artísticas que possibilitam o aperfeiçoamento de habilidades como a criatividade, comunicação oral e escrita, leitura, trabalho em equipe, habilidades manuais e coordenação motora.
Grupos do projeto
- Duração: março a dezembro
- Turmas: segunda a sexta
- Período: matutino ou vespertino
- Horário: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
- Outras atividades: Esporte, Formação Humana e Informática
- Refeições gratuitas: café da manhã, almoço e café da tarde
- Inscrições: anualmente entre os meses de fevereiro e março
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Atividades Transversais
Além das atividades realizadas nos grupos, os educandos têm a oportunidade de participar de atividades transversais, que abrangem todos os grupos do projeto. As atividades de Esporte, Formação Humana e Informática buscam ampliar ainda mais a formação da criança e do adolescente, para que aflorem seus talentos ao mesmo tempo em que são formados bons cristãos e honestos cidadãos.
Atividades no Projeto
- Casa Comum
- Mostra de Talentos
- Recreio Cultural
- Papo de Menino e Papo de Menina
- Torneio Irmão Minella
- Semana da Música
Geração 2030
O Projeto Geração 2030 é desenvolvido em parceria com o Município de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e busca oportunizar a capacitação e integração de adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho.
O projeto vem de encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidas. Nasceu da necessidade de ouvir o adolescente e jovem para que o mesmo participe de forma ativa das atividades desenvolvidas pela nossa obra e desempenhem o papel de multiplicador dentro da comunidade onde está inserido.
Nosso antigo curso de qualificação profissional deu lugar ao um projeto dinâmico, arrojado e moderno, que visa não só a preparação para uma possível inserção no mercado de trabalho, mas a formação integral moral, espiritual e social de cada adolescente que passar por nossa casa salesiana.
O Parque Dom Bosco busca impactar positivamente a vida de adolescentes e jovens, por meio de experiências significativas que os estimulem a ter atitudes éticas e cidadãs, serem proativos e responsáveis, mais engajados em ações comunitárias e de transformação social.
O projeto, realizado nas obras da Inspetoria Salesiana São Pio X, olha para o futuro da comunidade e está pronto para auxiliar no processo formativo dos adolescentes da comunidade de Itajaí, partindo do eu para o nós para que no desenvolvimento da coletividade possamos caminhar na edificação de uma sociedade justa, sustentável e igualitária.
Os educandos têm a liberdade de escolher os temas dos projetos a serem estruturados dentro dos eixos proporcionados pelo curso.
PARCEIROS DO BEM
O Parceiros do Bem é o projeto de voluntariado do Parque Dom Bosco. Busca mobilizar pessoas e organizações da comunidade local para o engajamento com o propósito de transformar vidas, por meio do comprometimento com os nossos programas e projetos.
Objetivos
- Aproximar e incluir os pais, ex-alunos e a comunidade na participação dos programas e projetos da instituição.
- Estimular e inspirar a prática, e o espírito de responsabilidade social e comunitário nos participantes.
- Captar e aproveitar os recursos financeiros, humanos, materiais e/ou prestação de serviços provenientes da comunidade e seu entorno.
- Difundir o voluntariado organizado, incentivando o comprometimento dos cidadãos com questões sociais.
JOVEM APRENDIZ
O Programa de Aprendizagem oportuniza a qualificação profissional e a inserção de adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. A proposta concilia teoria e prática através de cursos e atividades que auxiliam o jovem a se preparar para sua primeira experiência profissional, estimulando-os na busca pelo conhecimento, no desenvolvimento de habilidades e na evolução constante do seu desempenho pessoal e profissional.
O Parque Dom Bosco, enquanto entidade formadora preocupa-se com o desenvolvimento integral do jovem, não apenas aperfeiçoa competências profissionais, mas acompanha, orienta e educa para que sejam cidadãos de bem, que hajam de maneira consciente, ética e responsável, que sejam engajados e comprometidos com a sociedade, na perspectiva de contribuir para a construção de um mundo mais justo e inclusivo.